Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Apartamento no Largo do Carmo

Lisboa, Portugal

2017 – 2019

Este apartamento faz parte de um edifício que ocupa todo o topo sul do Largo do Carmo em Lisboa. De origem pombalina, tem a particularidade tipológica de conjugar um palacete nos pisos baixos, com luxuosos apartamentos de rendimento nos pisos superiores. Apesar das sucessivas ocupações nos últimos 2 séculos, o interior mantinha grande qualidade espacial, construtiva e decorativa.
O projecto pretende respeitar e valorizar este passado e adaptar o espaço a habitação unifamiliar. Mantém-se a lógica de circulação actual, constituída por dois eixos principais formados pelos corredores e ligação contínua entre divisões. As demolições são diminutas e assumem-se propositadamente “cicatrizes” destas paredes. As portas que se fecham são barradas e pintadas com tinta de parede, como fósseis. Estratégias para conjugar os novos desejos programáticos com a leitura da compartimentação original. Funciona também como um registo, que permitirá que um dia tudo volte ao original.
Os elementos novos são desenhados de forma a não competirem com os antigos. A sua linguagem é contemporânea e propositadamente alienada, distante. Este corte é também uma forma de respeito pelo passado.
Quase invisível, é um exigente processo de restauro utilizando e respeitando as técnicas construtivas originais e elaborados caminhos secretos percorridos por esgotos, ventilação e climatização.

Projecto Apartamento no Largo do Carmo

Localização Lisboa, Portugal

Cliente Privado

Programa Remodelação de Apartamento

Área 300 m2

Fase de projecto actual Construído

Data 2017–2019

Autoria Aurora Arquitectos

Equipa de arquitectura Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto, Ivo Lapa, Pedro França, Bruno Pereira, Tânia Sousa, Rui Baltazar, Dora Jerbic, Carolina Rocha, Anna Cavenago

Fiscalização Gestão de Obras

Projectos e Especialidades Engiprior, ECWS, Prodetail

Construção R.C.U

Mobiliário A Linha da Vizinha

Cerâmica Caro

Reportagem fotográfica do mal o menos

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.