Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Casa das Artes e Cultura

Beirute, Líbano

2009 (concurso / menção honrosa)

Como desenhar um edifício que poderá ser bombardeado?

O Sultão de Omã, Qaboos bin Said al Said, decidiu oferecer ao Líbano uma Casa das Artes e Cultura. O lote situa-se na downtown de Beirute – a área mais bombardeada pelas guerras.

 

Optamos por afastar-nos do imaginário bélico – eximiamente representado por arquitectos locais – e assumir o oposto. Acreditar que se desenharmos uma peça ultra delicada talvez a população sinta que este edifício é algo a proteger, e diga: “Por favor não bombardeiem isto.” E que este simples gesto possa ser um passo para a paz.

O projecto é desenhado a partir de um único volume: uma casca que inicialmente ocupa toda a superfície do lote, e da qual é retirada massa à volta de dois eixos perpendiculares. É assim criado um vazio em cruz que gera quatro espaços exteriores. O centro do vazio, e os restantes interiores da casca, são ocupados por lâminas em cobre.

A casca, de presença afirmativa, faz a integração do edifício na malha urbana proposta para o sítio.

É a diferença de carácter entre estes dois componentes que define a intenção do projecto: a casca periférica em betão branco, pesada e compacta e as finas lâminas de cobre, leves e permeáveis. Materiais resilientes, que irão envelhecer e criar uma patine sem mudar o carácter do edifício ao longo dos tempos. Como o pátio de um Caravanserai: “Uma Alma bonita num Corpo humilde.”

Evolução do Caravanserai

Murex brandaris

Beirute 1991

Projecto Concurso internacional para Casa das Artes e Cultura em Beirute

Localização Beirute, Líbano

Promotor Ministério da Cultura do Líbano

Programa Centro Cultural e Artístico

Área 15200 m2

Fase de projecto concluída Estudo prévio

Prémio Menção honrosa

Data 2009

Autoria Kaputt!

Equipa de Arquitectura Sérgio Antunes, Irene Bonacchi, Ana Brütt, Sofia Reis Couto, Rita Ferreira, Horácio Guedes, Kirill de Lancastre Jedenov, Filipe Moreira, Manuel Ribeiro, Filipe Alves, Luca Martinucci

Estabilidade Mário Rui Marques Ferreira

Climatização Luís Paiva de Andrada

Acústica Rodrigo Tomaz, DBLAB

Sustentabilidade Eloísa Cepinha, Sustentare

Projecto cénico Flávio Tirone, Arsuna

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.