Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Edifício Conde São Bento

Trofa, Portugal

2010 – …

Pode uma fachada participar numa procissão?

A Rua Conde São Bento é uma das principais ruas da cidade da Trofa. Em Agosto, quando por aqui passa a procissão de Nossa Senhora das Dores, há a tradição de pôr colchas à janela. Um movimento decorativo da rua que cria um cenário único. Este gesto privado, de usufruto público, foi o ponto de partida do projecto.

 

O orçamento de construção é baixo, ampliando a necessidade de encontrar nos habituais elementos da construção algo que possa ser tratado de forma especial. Elegem-se assim as guardas da fachada principal como factor de distinção.

A Rua Conde São Bento tem uma identidade muito própria, que resulta da mistura de habitantes locais, comerciantes e visitantes que a ocupam diariamente. A grande maioria dos seus edifícios é de habitação, construídos ao longo do século XX. O piso térreo pertence ao comércio.
O “nosso” edifício integra esta rua, irá substituir uma ruína em vias de demolição. Em Agosto, quando por aqui passa a procissão de Nossa Senhora das Dores, há a tradição de pôr colchas à janela. Um movimento decorativo da rua que cria um cenário único.

Este gesto privado, de usufruto público, foi o ponto de partida do projecto. Procurámos encontrar no local elementos que nos inspirassem: o léxico construtivo que caracteriza esta zona, os artesãos do ferro forjado e o desenho da ourivesaria em filigrana.

O orçamento de construção é baixo, ampliando a necessidade de encontrar nos habituais elementos da construção algo que possa ser tratado de forma especial. Elegem-se as guardas da fachada principal como factor de distinção.

Com o seu desenho pretende-se uma reinvenção deste elemento tradicional, caracterizando assim o edifício, como também o espaço público.

O programa inclui 8 apartamentos nos pisos superiores, 4 lojas no piso térreo e estacionamento em cave. As montras das lojas, em vidro, propiciam uma situação de transparência e franqueza visual relativamente ao espaço ajardinado na área traseira do prédio.

Projecto Edifício de habitação e comércio na Conde São Bento

Localização Trofa, Portugal

Promotor HabiTrofa Construções e Obras Públicas, Lda

Programa Edifício com 8 apartamentos e 4 espaços comerciais

Área 1470 m2

Fase de projecto actual Aguarda aprovação de licenciamento de especialidades

Data 2010 – …

Autoria Aurora Arquitectos

Equipa de Arquitectura Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto

Projectos e especialidades GEPEC Trofa

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.