Edifício na Costa do Castelo

Lisboa, Portugal

2014 – 2019

Este edifício de dois apartamentos, localiza-se na Costa do Castelo, uma rua estreita que contorna a colina e cujos edifícios escondem uma vista que domina a cidade de Lisboa.

 

Para contrariar o lote comprido, no centro, um vazio interior atravessa e ilumina todos os pisos. Organiza a circulação no seu perímetro e permite aos ocupantes ver o céu ou simplesmente falar com quem está 2 andares abaixo.

 

Uma “vista” vertical que complementa a horizontalidade dominante da paisagem exterior.

Em finais do século XIX e princípio do século XX, o contexto de expansão da cidade e a crescente necessidade de alojamento em Lisboa levou ao aparecimento de edifícios apelidados de ‘Gaioleiros’. Uma das características principais destes edifícios é a profundidade dos lotes, marcada por corredores que atravessam os apartamentos em todo o comprimento. A disposição original dos compartimentos nestes edifícios sugere uma polarização das zonas sociais e funcionais nas extremidades, deixando os quartos dispostos em volta de um saguão central.

No caso particular deste edifício ‘Gaioleiro’ localizado na Costa do Castelo, para além das características inerentes a esta tipologia, acresce o acentuado declive que lhe permite ter uma vista privilegiada sobre Lisboa. A sua consequência natural seria uma lógica de distribuição horizontal que procurasse, acima de tudo, a relação com a paisagem.
Ao invés, a ampliação do saguão através da sua ‘duplicação’ e incorporação do núcleo de escadas reforça a relação zenital, de procura de luz e ventilação. Deste modo, deixa de ser o elemento que divide o edifício ao meio para ser uma força centrípeta de organização de toda as suas circulações, actividades e celebração do seu interior.

O edifício divide-se em dois apartamentos, um duplex nos pisos inferiores e um triplex nos superiores, ambos com a circulação interior organizada em torno deste “vazio”. As zonas sociais dos apartamentos, sala e cozinha, usam toda a dimensão do lote e são complementadas com zonas exteriores com piscina.

Projecto Edifício na Costa do Castelo

Localização Lisboa, Portugal

Cliente Privado

Programa Reconstrução de edifício e divisão em 2 apartamentos

Área 800 m2

Fase de projecto actual Construído

Data 2014 – 2019

Arquitectura Aurora Arquitectos

Equipa de Arquitectura Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto, Rita Ferreira, Pedro França, Bruno Pereira, Tânia Sousa, Valeria Varesco, Rui Baltazar, Carolina Rocha

Projectos e especialidades Edifiteca

Fiscalização GESCONSULT

Construção Manuel Mateus Frazão, Lda