Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Edifício na Madragoa

Lisboa, Portugal

2008

Será que a marquise poderá transformar-se numa princesa?

Um edifício que foi alvo de sucessivas obras de alteração e substituição ao longo do tempo. Destaca-se a má qualidade do acrescento da marquise, que descaracteriza o edifício original e o conjunto urbano em que se insere.

 

O projecto avança com duas abordagens distintas. De carácter mais subtil, a recuperação do edifício principal restringe-se à valorização dos seus elementos originais. Inversamente, a renovação do corpo lateral goza de maior liberdade, à procura de uma imagem atraente, expressiva e assumidamente contemporânea.

Um edifício devoluto inserido no bairro histórico, predominantemente habitacional, da Madragoa.
Construído no início do século XX – do tipo “gaioleiro” – foi alvo de sucessivas obras de alteração e substituição ao longo do tempo. Destaca-se a construção da marquise, e respectiva estrutura de suporte em betão armado, datada dos anos 30.

O resultado é atípico. Um conjunto desarticulado onde a má qualidade, e mau estado de conservação do acrescento da marquise, descaracteriza o edifício original e o conjunto urbano em que se insere.

Para a nossa proposta elegemos uma estratégia principal – reforçar o contraste entre os diferentes tempos, e métodos construtivos, que distinguem os dois corpos do edifício, intensificando assim o diálogo entre ambos.
A partir daqui o projecto avança com duas abordagens distintas.

De carácter mais subtil, a recuperação do edifício principal restringe-se à valorização dos seus elementos originais, respeitando assim a sua lógica construtiva e compositiva.

Inversamente, a renovação do corpo lateral goza de maior liberdade, à procura de uma imagem atraente, expressiva e assumidamente contemporânea. Chega-se a um novo volume revestido a zinco onde se recortam três listas verticais, coloridas, que correspondem a uma nova métrica de janelas.

No interior cada piso é ocupado por uma habitação, com excepção do último piso que é um duplex com um pequeno terraço exterior. Há uma nova disposição dos espaços que procura responder às necessidades da vida actual, optimizando assim o conforto e lógica funcional de cada casa.

Projecto Edifício na Madragoa

Localização Lisboa, Portugal

Promotor Manuel Mateus Frazão, Lda

Programa Recuperação e ampliação de edifício com 4 apartamentos

Área 330 m2

Fase de projecto actual Construído

Data 2008 – 2013

Autoria Kaputt!

Equipa de Arquitectura Sérgio Antunes, Irene Bonacchi, Ana Brütt, Sofia Reis Couto, Rita Ferreira, Horácio Guedes, Kirill de Lancastre Jedenov, Filipe Moreira, Manuel Ribeiro

Projectos e especialidades Barra Mestra

Construção Manuel Mateus Frazão, Lda

Reportagem fotográfica Maria Timóteo

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.