Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Máscara de Iniciação

2008

Esta máscara parte do habitual momento em que os arquitectos espreitam para dentro das maquetes, que coladas à cara são como máscaras. Podemos imaginar um ritual onde cada arquitecto usa uma “masquete” (máscara-maquete) à imagem dos seus edifícios, pela qual é conhecido e através da qual vê o mundo.

 

Este protótipo foi deliberadamente construído misturando elementos antropomórficos das máscaras iniciáticas e elementos arquitectónicos. Como um edifício de usar na cabeça.

Os desenhos e fotografias de modelos, aqui apresentados, correspondem a um estudo prévio desenvolvido pelo nosso gabinete em Julho de 2006 em resposta à encomenda da Repartição Portuguesa.

Pretende-se o desenvolvimento de uma “luz” instrumental que assiste às cerimónias da Repartição. Neste preciso caso, que assiste à cerimónia do catecismo do aprendiz do rito, na sua passagem pelo gabinete de reflexões e ao longo das provas.

Com um “programa” extenso e muito restritivo, operando simultaneamente ao nível simbólico e funcional, este projecto revela-se, afinal, muito próximo do campo disciplinar da arquitectura.
De um modo sucinto: o ritual iniciático opera sobre as capacidades sensoriais do iniciado através de estímulos fisiológicos – tácteis, térmico-evaporativos, eléctricos, etc. – introduzindo alterações à sua capacidade cognitiva e, em particular, à percepção do espaço da cerimónia.

Neste processo torna-se fundamental a mediação de um instrumento, a máscara de iniciação, que simultaneamente:
– restringe e condiciona a acção dos aparelhos indutores (jactos de ar/água, sequências estroboscópicas, “toneburst” nas frequências de 500 e 2000 Hz, etc.), garantindo que a experiência é mensurável, reproduzível e previsível;
– enquadra e condiciona o olhar do iniciado sobre o espaço envolvente.
Na fase de desenvolvimento do projecto, a que correspondeu esta apresentação, apontava-se para materiais com “ (…) propriedades condutoras e reflexivas das acções induzidas”.

Projecto Máscara de Iniciação

Programa Guarda roupa cerimonial

Fase de projecto concluída Estudo prévio

Data 2008

Autoria Kaputt!

Equipa de arquitectura Sérgio Antunes, Irene Bonacchi, Ana Brütt, Sofia Reis Couto, Rita Ferreira, Horácio Guedes, Kirill de Lancastre Jedenov, Filipe Moreira, Manuel Ribeiro

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.