Edifício na Bartolomeu Dias

Lisboa, Portugal
2016 - 2019

Um projecto de resistência, que parte do desejo de uma família em manter-se no seu bairro, o local onde estabeleceu as suas relações de proximidade. Em contra-corrente com o esvaziamento gradual dos habitantes, da cidade, por pressão do turismo e da especulação imobiliária.
Um lote de 60 m2, ocupado por uma construção modesta, de 2 pisos, em avançado estado de degradação, tem de responder às necessidades programáticas de uma família de 5 pessoas. Exige invenção e abertura dos proprietários para soluções não convencionais na forma de habitar.
A fachada principal dá para a Rua Bartolomeu Dias, um importante eixo, paralelo à frente ribeirinha, que nasce em Alcântara e atravessa a monumental zona de Belém, terminando na Rua de Pedrouços. Atrás, encontra-se o Beco da Ré, com edifícios de traçado irregular e utilização apenas pedonal. A diferença de escala e vivências entre a fachada principal e tardoz, identifica-se como um aspecto singular para o desenvolvimento do projecto.
Partindo do edifício original, cria-se uma ampliação de mais 2 pisos, alinhando com a altura de edificado em redor. Evidencia-se o contraste da intervenção actual, com uma expressão arquitectónica contemporânea em diálogo com a fachada existente.
Na organização interior inverte-se o que seria a lógica habitual. A entrada tem ligação aos dois primeiros pisos que acolhem os quartos, aproveitando-se a vista para o rio e, sobretudo, a luz de Sul, dos últimos pisos, para os espaços comuns e familiares. A escada adapta-se a esta organização com relações visuais de duplo ou triplo pé direito entre os diferentes pisos, terminando no terraço exterior inserido na cobertura.
Reabilita-se o azulejo da fachada original e segue-se o alinhamento dos vãos existentes para desenhar os vãos do novo piso. A nova fachada a tardoz, de grande regularidade e simetria, é marcada por dois elementos de excepção: uma varanda projectada e a janela baptizada de “olho verde”, em Pedra Verde Viana.

Projecto Edifício na Bartolomeu Dias
Localização Lisboa, Portugal
Data 2016 - 2019
Cliente Privado
Programa Reconstrução de edifício
Área 229 m2
Arquitectura Aurora Arquitectos
Equipa de Arquitectura Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto, Carolina Rocha, Bruno Pereira, Tânia Sousa, Rui Baltazar, Dora Jerbic
Engenharia Zilva, Global LDA
Fiscalização GESCONSULT
Construção Mestre Avelino
Reportagem Fotográfica Do mal o menos