4 Edifícios na Avenida Brasil

Cascais, Portugal
2016 - 2022

O terreno e as frentes de rua com uma enorme diferença de cota, foram o principio gerador para criar quatro volumes de casas geminadas Cada uma das oito casas organiza-se em três pisos, sendo o intermédio o piso social. Conceptualmente este piso é uma planta aberta compartimentada por volumes funcionais que tanto podem albergar a cozinha, uma instalação sanitária ou um armário. A fachada é completamente envidraçada. A fluidez da planta e a transparência da fachada conjugam-se de modo a dar perceção de continuidade entre o pavimento interior e a superfície exterior ajardinada que cobre a garagem e que está de nível com este piso.
Os restantes pisos albergam os quartos e são desenhados de um modo mais reservado com vãos mais contidos e panos de fachada revestidos a tijoleira manual.
Na cobertura de cada casa, um terraço e uma piscina oferecem uma vista ampla sobre a baia de Cascais e evocam a relação hedonista que esta cidade tem com o mar e o “verão”.
A unir todos os volumes, uma garagem semi-enterrada que aproveita a diferença de cotas para se abrir a norte e comunicar diretamente com o jardim – uma casa para automóveis.
Os arranjos exteriores ajudam a definir três áreas distintas: a sul, a área correspondente à cobertura da garagem, vegetação rasteira, arbustos e caminhos resolvem o acesso às casas; a norte uma zona mais plana apresenta-se com cobertura vegetal tipo prado e equipamentos de madeira que convidam à permanência; ainda mais a norte, uma zona de acentuado declive recebe vegetação de maior porte que atenua a volumetria dos edifícios quando vistos da rua à cota mais baixa. Todas estas áreas estão ligadas por caminhos que convidam à exploração.

Projecto 4 Edifícios na Avenida Brasil
Localização Cascais, Portugal
Data 2016 - 2022
Cliente Privado
Programa 8 Casas geminadas
Área 5250 m2
Arquitectura Aurora Arquitectos + Furo
Equipa de Arquitectura Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto, Tânia Sousa, Rui Baltazar, Ivo Lapa, Carolina Rocha, Bruno Pereira, Dora Jerbic, Anna Cavenago, Afonso Antunes, Ana Bento, Kasia Cichecka, Claudia Silveira, António Louro, José Castro Caldas, Paula Vargas
Fiscalização Iperplano
Construção Matriz
Reportagem Fotográfica Do mal o menos