Apartamento na João XXI

Lisboa, Portugal
2019 - 2023

Na mixologia, o estudo da combinação de ingredientes para fazer um cocktail, um dos objetivos é conseguir um novo sabor resultante da mistura dos ingredientes, mas também permitir que cada um deles seja distinguido. É um delicado equilíbrio entre o individual e o coletivo.
Este é um projeto de remodelação de um apartamento num edifício tradicional de Lisboa dos anos 1950 e 1960, conhecido como “rabo de bacalhau”. Essa tipologia caracteriza-se por uma grande compartimentação e uma grande distância entre a cozinha e as áreas sociais da casa.
A estratégia de intervenção teve duas fases: primeiro, demolições pontuais, deixando cicatrizes revestidas a pedra; depois, a adição de um volume contínuo para cozinha e arrumação, cuja geometria autónoma cruza e atravessa os espaços existentes.
A pormenorização é propositadamente ambígua: usa a linguagem do projecto original e deixa duvidas entre preexistência e intervenção, os ingredientes e a mistura resultante.

Projecto Apartamento na João XXI
Localização Lisboa, Portugal
Data 2019 - 2023
Cliente Privado
Programa Remodelação de Apartamento
Área 180 m2
Arquitectura Aurora Arquitectos
Equipa de Arquitectura Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto, Tânia Sousa, Carolina Rocha, Anna Cavenago, Afonso Nunes
Reportagem Fotográfica Do mal o menos