Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Apartamento no Príncipe Real

Lisboa, Portugal

2015 – …

De quantas camadas pode ser feito um apartamento?

Com o tempo, o espaço vai-se moldando aos seus habitantes, às suas vidas e necessidades. Espelha as suas vivências e ajusta-se às possibilidades construtivas de cada época num processo contínuo de múltiplas apropriações.

 

Este projecto evidencia com clareza aquilo que é facilmente ignorado: que este género de intervenção faz parte de um processo de iterações, onde a subtracção é um gesto tão forte como a adição. Intervir neste apartamento parte assim do entendimento que não se trata apenas de acrescentar mais uma camada ao já espesso conjunto pré-existente, mas também de permitir repensar e questionar a importância de cada uma delas.

 

Consequentemente solidifica-se o diálogo entre o que se acrescenta e o que já existia, entre o que terão sido as necessidades de outros tempos e os desejos de agora, entre a técnica construtiva antiga e a actual.

Com o tempo, o espaço vai-se moldando aos seus habitantes, às suas vidas e necessidades. Espelha as suas vivências e ajusta-se às possibilidades construtivas de cada época num processo contínuo de múltiplas apropriações.

Este projecto evidencia com clareza aquilo que é facilmente ignorado: que este género de intervenção faz parte de um processo de iterações, onde a subtracção é um gesto tão forte como a adição.
Assim, a primeira acção de projecto é de limpeza.

Descobrir o tecto por baixo do tecto falso, o pavimento original por baixo do actual, retirar camadas sobre camadas de revestimentos da casa de banho e abrir a varanda sobre o saguão, permitindo que a casa ganhe mais luz, mais pé direito e mais espaço.
A intervenção passa então para uma escala de maior detalhe. O programa é redistribuído, com os quartos a ocupar agora a frente do apartamento, com vista sobre as árvores do jardim e a sala atrás, com vista sobre o rio. Alarga-se a cozinha e promove-se a ligação desta com a sala, cria-se uma nova casa de banho que se funde com o closet, introduzem-se os roupeiros, redefine-se a relação com o extenso corredor e equilibram-se as áreas dos quartos.

Intervir neste apartamento parte assim do entendimento que não se trata apenas de acrescentar mais uma camada ao já espesso conjunto pré-existente, mas também de permitir repensar e questionar a importância de cada uma delas.
Consequentemente solidifica-se o diálogo entre o que se acrescenta e o que já existia, entre o que terão sido as necessidades de outros tempos e os desejos de agora, entre a técnica construtiva antiga e a actual. De forma localizada o projecto cresce consciente de que se trata de mais um momento chave na história deste espaço. Sem timidez ou hesitações, a proposta é seguir em frente.

Projecto Apartamento no Príncipe Real

Localização Lisboa, Portugal

Cliente Privado

Programa Reabilitação de Apartamento

Área 110 m2

Fase de projecto actual Em construção

Data 2015 – …

Arquitectura Aurora Arquitectos

Equipa de Arquitectura Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto, Pedro França, Bruno Pereira, Tânia Sousa

Projectos e especialidades JSJ e ECWS

Construção AMA

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.