Casa na Bordeira

Aljezur, Portugal
2009

Como construir uma casa contemporânea num invólucro tradicional?

Uma casa na aldeia da Bordeira, onde metade do projecto está desenhado à partida. Devido às características da aldeia, que determinam princípios incontornáveis. Ficam assim alinhavados os materiais e cor das paredes exteriores, o telhado, a proporção das janelas e a volumetria da casa.

Torna-se fundamental encontrar no interior as respostas às necessidades dos nossos clientes, e ao facto da casa estar a ser construída no século XXI. Preocupa-nos o que irá ter esta casa de particular.

As características da aldeia determinam princípios incontornáveis. Uma casa de férias, na aldeia da Bordeira, que um dia poderá vir a ser a casa de todos os dias. Entretanto, é quase certo, que para além de receber os seus proprietários, será alugada e emprestada a amigos.

O lote é pequeno e um tanto enterrado. Sabemos que terá de ser bem “espremido”. Metade do projecto está desenhado à partida.

Ficam assim alinhavados os materiais e cor das paredes exteriores, o telhado, a proporção das janelas e a volumetria da casa. Torna-se fundamental encontrar no interior as respostas às necessidades dos nossos clientes, e ao facto da casa estar a ser construída no século XXI. Preocupa-nos o que irá ter esta casa de particular. O orçamento é baixo, apontando para soluções construtivas adequadas à mão de obra local, com materiais populares e low-cost.

Decidimos concentrar o esforço em alguns elementos que poderão ser especiais. Assim nasce a composição do pavimento do piso térreo, todo ele em mosaico hidráulico, e o desenho do volume da escada. O pátio é tratado enquanto prolongamento da sala, com um grande envidraçado a dividi-los. No piso de baixo fica a zona social – sala, cozinha e casa de banho, no piso de cima os quartos.

Projecto Casa na Bordeira
Localização Aljezur, Portugal
Data 2009
Cliente Privado
Programa Casa unifamiliar
Área 87 m2
Arquitectura Aurora Arquitectos
Equipa de Arquitectura Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto
Engenharia Miguel David
Assistência técnica à execução da obra Diogo Pato